Pernil do Fim de Ano

18 de dezembro de 2018

Boa tarde meus leitores queridos! está chegando a hora de juntar a família e se despedir de 2018, e para isso, nada melhor do que servir um belo pernil na sua mesa de final de ano, uma ótima opção para reunir os amigos para um encontro ou dependendo, até mesmo mais uma opção para a sua mesa de ano novo! Agora vou ensinar a vocês como fazer um pernil para deixar seus convidados com água na boca!

Para começar, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

-Pernil suíno (eu gosto de usar um pernil com osso, mas você pode optar por comprar um desossado, este da foto tinha aprox. 7kg)

-4 garrafas de vinho branco

-2 cabeças de alho

-2 maços de alecrim

-2 maços de tomilho

-Folhas de louro

-Sal e pimenta do reino

Você pode ajustar as medidas de acordo com o peso do pernil que tiver comprado!

Para começar, faça furos no pernil com uma faca, assim você pode colocar os temperos dentro da carne para deixar marinando.

Podem observar que coloquei as ervas e o alho nesses pequenos furos. Depois disso, adicione o vinho à assadeira e tampe o pernil para levar à geladeira.

Deixe o pernil marinando por mais ou menos dois dias antes de assar, você pode deixar menos tempo se estiver com pressa, mas eu recomendo não deixar menos de 12 horas. Lembre-se de virar o pernil na assadeira a cada 4 horas, para que o vinho consiga penetrar em toda a superfície do pernil.

Depois de marinar, pré aqueça o forno a 220°C e deixe o pernil descoberto por uma hora.

Após uma hora com o pernil descoberto, cubra com papel alumínio e abaixe a temperatura do forno para 160°C e volte com o pernil para o forno por mais uma hora por quilo da peça, então nesse  caso foram mais 7 horas.

Uma hora antes de tirar o pernil coloquei algumas cabeças de alho inteiras dentro da assadeira, no final elas estavam macias e com um sabor muito suave, perfeito para passar no pão e comer junto do pernil!

Na última meia hora deixei o pernil descoberto para deixar bem douradinho e deixei descansando por mais uma hora antes de servir.

Nesse fim de semana encontrei alguns amigos e fiquei encarregada do pernil, eles levaram alguns acompanhamentos e sobremesas e todos nós aproveitamos um belo final de tarde juntos, cheio de comidas deliciosas!

O pernil depois de assado com algumas batatas assadas deliciosas!

Nossa mesa montada com pães, uma farofa que um amigo trouxe, e mais alguns acompanhamentos.

Nosso pernil finalizado com aquele alho delicioso que coloquei no final, um pouco de farofa e legumes assados.

 Espero que vocês tentem fazer em casa, e não apenas no natal, podem fazer para reunir os amigos e terem algo delicioso para comer de varias maneiras em qualquer ocasião, leva um tempinho mas com certeza vale muito a pena, ele fica maravilhoso e desfiando muito facilmente.

Antes do final do ano ainda volto aqui para falar da ceia de natal,  até lá!



(11) 99980.7573

Está interessado em contratar os meus serviços de Personal Chef?

Orçamento