Risoto de Aspargos frescos com Queijo Brie e Crocante de Parma

1 de junho de 2012

Tenho alguns amigos que amam risotos, e outros que acham uma dificuldade em prepará-los, pensando em todos eles fiz esse risoto de aspargos frescos com queijo Brie e crocante de presunto  parma.

Ficou muito gostoso, com sabores e texturas diferentes, uma ótima combinação, experimentem, espero que apreciem como eu…

Ingredientes:

400gr de arroz arbóreo ou carnaroli (próprio para risoto)

400 gr de aspargos frescos

1 cebola média picada

3 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

1/2 xícara (chá)  de vinho branco seco

1 e 1/2 litro de fundo (caldo) de legumes

200 gr de queijo brie

100 gr de parmesão, ralado

100 gr de presunto Parma fatiado

Modo de preparo:

 Aqueça o fundo de legumes e reserve.

Corte os talos dos aspargos em fatias finas mas reserve as pontas para acrescentar no final.

Pegue uma panela que seja bem aberta, pode ser estilo Wock, coloque duas colheres de manteiga e duas colheres de azeite e leve ao fogo para aquecer, acrescente a cebola mexendo bem até ficar transparente.

Em seguida adicione o arroz, mexa por alguns instantes, aumente o fogo e coloque o vinho branco, mexa por alguns minutos até evaporar.

Aos poucos vá acrescentando o fundo, (que deve estar bem quente), não pare de mexer, conforme o caldo for sendo absorvido, vá repondo para não queimar ou pegar no fundo.

Depois de 10 minutos acrescente os aspargos, continue cozinhando e acrescentando mais caldo, esse processo deverá durar mais ou menos 7 minutos, que é o tempo para o arroz ficar na textura ideal.

Essa é a hora de adicionar o queijo brie e  o parmesão, misture bem, desligue o fogo  e por último coloque uma colher de manteiga e mexa bem  para dar o brilho.

Monte o prato com as pontas dos aspargos e salpique o crocante de Parma sobre o risoto,  sirva imediatamente.

*Para fazer o crocante de Parma, pré aqueça o forno a uma temperatura de 200º a 220º, coloque as fatias sobre um papel manteiga e deixe assar por uns 10 minutos ou até que fique crocante. Use para decorar seus pratos.

* As pontas dos aspargos podem ser salteadas apenas na manteiga por alguns minutos para que continuem crocantes, tempere com sal e pronto.

Bom apetite!!!



(11) 99980.7573

Está interessado em contratar os meus serviços de Personal Chef?

Orçamento